Calendário azul

*** Dia 24, vamos todos ao Restelo apoiar a nossa equipa ! BORA BELÉM ! ***

Belenenses Sempre

20 agosto 2014

‘Tiki-taka’ do Restelo

Primeira vitória da temporada, e logo fora de casa, coroada com um momento de rara beleza | Combinação perfeita entre dois jogadores 'da casa’ e... Miguel Rosa | Lito vence e convence

Passavam seis segundos dos quatro de cinco minutos de compensação dados por Luís Ferreira quando Danielsson recolheu a bola à entrada do meio-campo do Penafiel e endossou-a a Fredy. O extremo picou-a por cima de Ferreira, capitão dos durienses, desmarcando Miguel Rosa à entrada da área. O maestro dos azuis, formado no Benfica, esperou a    chegada de Fredy pelo flanco, devolveu-lhe a bola a o extremo, com dois toques, colocou-a dentro da área. Depois, Tiago Silva, outra das pérolas da formação do Restelo, simulou, deixou a bola passar e deixou-a à disposição de Miguel Rosa que, em zona frontal, rematou de pé direito, em arco, para bater Coelho.
Esta é a descrição, detalhada, de um lance ocorrido no Estádio 25 de abril, a fazer lembrar vários daqueles que fizeram sucesso em pleno Camp Nou. É que o tiki-taka, celebrizado pelo Barcelona de Guardiola, parece ter feito escola. E não foi um espanhol, foi mesmo um luso-angolano a fabricá-lo.






DE CAMP NOU A OLHÃO
Se é verdade, e já parte da história, que a última equipa portuguesa a vencer o Barcelona foi... o Belenenses, a 30 de setembro de 1987 — 1-0, golo de Mapuata —, também não deixa de ser histórico o triunfo, por 3-1, em Penafiel. É que há quatro anos e meio — com um hiato na 2.ª Liga, sublinhe-se que o Belenenses não vencia fora de casa, para a Liga, com dois ou mais golos de diferença. A última vez tinha sido com o Olhanense, a 14 de março de 2010, pelos mesmos 3-1.

Obra e graça de Lito Vidigal que, de acaso, nada tem. O treinador, desde a sua chegada ao Restelo, perdeu apenas com FC Porto e Sporting, tendo vencido Gil Vicente, Vitória de Guimarães e Arouca, além dos empates com Estoril e Paços de Ferreira, para o autentico milagre da manutenção na época passada. Fazer mais com menos... a moda parece ter pegado no Restelo.

Sem comentários:

Enviar um comentário