Calendário azul

*** Dia 24, vamos todos ao Restelo apoiar a nossa equipa ! BORA BELÉM ! ***

Belenenses Sempre

21 abril 2010

Devic e Beto continuam ausentes




TONI COM PLANTEL LIMITADO


Os centrais Devic (estiramento no joelho esquerdo) e Beto (amigdalite) não participaram no treino matinal desta quarta-feira, à semelhança do que aconteceu ontem.

Miguelito (com traumatismo no gémeo esquerdo) fez de novo corrida e saiu mais cedo. André Almeida, André Pires e Fredy, ao serviço da seleção de Sub-20, continuam ausentes.

Na sessão Toni treinou a finalização e terminou com um jogo-treino.

Devic sofre estiramento



O central Devic sofreu ontem um estiramento ao nível do joelho direito no treino de ontem e é uma dúvida para a deslocação a Guimarães. O defesa será reavaliado hoje pelo departamento clínico. Quanto a Beto, apresentou-se com uma amigdalite. O Belenenses prossegue hoje de manhã a preparação do jogo com os vimaranenses, que pode ditar a descida.

Miguelito faz corrida




A contas com um traumatismo no pé esquerdo, Miguelito trabalhou, na manhã desta quarta-feira, à parte do restante plantel do Belenenses, limitando-se a efectuar corrida no relvado. Ainda assim, a presença no jogo com o V. Guimarães, marcado para segunda-feira, não deverá estar em causa.

Depois de ter falhado a sessão da véspera, o jogador já apareceu no relvado. Ainda que se tenha mantido à margem do restante grupo, o diagnóstico não inspira cuidados de maior para o departamento médico dos «azuis», pelo que Miguelito é perfeitamente recuperável para acompanhar a equipa a Guimarães.

Em sentido inverso estão Nélson e Beto, que voltaram a não subir ao relvado, tal como Devic. Este último, que sofreu estiramento no treino da véspera, aguarda ainda reavaliação. A completar o rol de ausentes estiveram Fredy, André Almeida e André Pires, integrados nos trabalhos da Selecção de sub-20.

A sessão serviu ainda para confirmar a reintegração do brasileiro Rodrigo Arroz, que trabalha já em pleno. 14:29 - 21-04-2010


Arroz 'mostra-se' ao treinador

" Depois de quase quatro meses de ausência, central voltou a treinar-se sem limitações

Está a acabar o calvário de Rodrigo Arroz: depois de quatro meses a recuperar de lesão e de ter falhado 11 jogos para a Liga, o central voltou ontem a treinar-se sem limitações. Depois de se ter admitido que não mais poderia jogar esta época, o facto de estar a trabalhar com bola juntamente com todos os companheiros é um bom sinal.
Para Rodrigo Arroz é quase como estar a mostrar-se ao treinador António Conceição, já que quando o treinador chegou ao Restelo já estava lesionado.
Se Arroz regressa, Devic abandonou ontem o treino com muitas dores, depois de um toque. O também defesa-central foi observado pelo departamento clínico, que lhe diagnosticou um estiramento no joelho esquerdo. Lesão de algum melindre e que será alvo de reavaliação no dia de hoje.
Da sessão de ontem, destaque ainda para mais três situações: Miguelito não se treinou, a contas com um traumatismo no pé esquerdo, que não inspira cuidados de maior; Beto foi outra das ausências, devido a amigdalite; e Fábio queixou-se de dores musculares e abandonou o ensaio mais cedo.
Em vésperas de deslocação a Guimarães, o grupo trabalha com uma espada sobre a cabeça. Nas bancadas a esperança já não é muita. Seria preciso um milagre e esses não têm abundado

20 abril 2010

Restelo serve de avala para 16 milhões



PROPOSTA DE EMPRÉSTIMO PROMETE AG QUENTE

A AG do próximo dia 25 promete aquecer o Pavilhão Acácio Rosa, com o ponto 3 da ordem dos trabalhos a ser o mais polémico. Ao que apurámos, o plano de saneamento financeiro a apresentar pela direção liderada por Viana de Carvalho passa por um novo empréstimo de 16 milhões de euros. Mais: o complexo desportivo do Restelo será apresentado como a garantia real, cenário que está longe de ser consensual entre os sócios.

Este novo empréstimo visa consolidar a dívida dos azuis, ou seja, liquidar o empréstimo de 5 milhões contraído junto do Banif no mandato de Fernando Sequeira, amortizar o PEC e fazer face a outras dívidas urgentes. Isto numa altura em que o passivo conjunto do clube e SAD andará entre os 18 e os 20 milhões de euros.

A intenção dos dirigentes está a suscitar preocupação entre os sócios mais ilustres dos azuis, conforme ficou bem vincado no último conselho geral. Aliás, a exigência de mais informações sobre um assunto tão delicado levou mesmo à marcação de nova reunião para a próxima 6.ª feira, ou seja, antes da AG decisiva.

Alerta

Gouveia da Veiga, antigo candidato à presidência e sócio reconhecido do clube, não esconde a sua preocupação. "Não é assim que se fazem as coisas. Não há qualquer informação sobre a entidade bancária envolvida nesse eventual empréstimo, nem acerca da respetiva taxa de juro ou prazo de liquidação. Além disso, há que avaliar bem as garantias reais", afirma o advogado, de 40 anos, acrescentando: "Do ponto de vista teórico, faz sentido um novo empréstimo de forma a consolidar a dívida, mas terá de ser enquadrado num plano de reestruturação pensado e definido."

No cenário atual, Gouveia da Veiga deixa um apelo. "Os sócios não podem decidir em consciência porque não estão informados. Espero que haja uma afluência em massa à AG, de forma a que a intenção da direção não seja viabilizada. Estou muito preocupado, pois estas coisas não podem ser feitas assim, em cima do joelho", salienta o associado.

Quase despromovido à Liga de Honra, o Belenenses enfrenta uma séria crise financeira que obriga a encontrar dinheiro rapidamente, para fazer face às despesas inerentes à próxima temporada.

Devic lesiona-se durante o treino

AZUIS COM SEIS AUSÊNCIAS NO REGRESSO AO TRABALHO

O central Devic lesionou-se e foi obrigado a abandonar a meio o treino do Belenenses. O jogador sérvio saiu com o joelho esquerdo ligado e, no final da sessão, o médico Rui Miller explicou: "o Devic tem um estiramento no joelho esquerdo, vai ser reavaliado amanhã." De resto, neste regresso ao trabalho, o técnico Toni não contou com outros seis jogadores: André Almeida, André Pires e Fredy (todos na seleção nacional de Sub-20), Nélson, Beto e Miguelito (lesionados). O primeiro recupera de uma operação, o central faltou por estar com uma amigdalite e o médio esquerdo esteve no relvado apenas a ver o treino pois tem um traumatismo no gémeo esquerdo.

Os azuis continuam amanhã, às 10.30, a preparar a deslocação ao terreno do V. Guimarães, 2.ª feira

Sentença pode cair do Berço


O Belenenses pode ver confirmada a descida de escalão já na próxima jornada, em Guimarães. Após empatar em casa com o Rio Ave, a equipa de Toni esbanjou nova possibilidade de se aproximar dos concorrentes directos - Leixões, Olhanense e Setúbal - e colocou-se praticamente no escalão secundário. Agora, qualquer resultado em Guimarães que não seja a vitória, será fatal. E, mesmo ganhando na Cidade Berço, o Belenenses pode ver a sentença traçada, se Olhanense e Setúbal ganharem, respectivamente, a Benfica e FC Porto.
A três jornadas do fim do campeonato, o Belenenses só tem 17 pontos e nove por ganhar, no melhor cenário. O problema é que Olhanense e Setúbal, equipas que dividem entre si a última posição que não desce, têm 25 pontos. Ou seja, já estão a oito da equipa do Restelo. Este facto matemático implica que, para que o Belenenses permaneça no escalão principal já nem três vitórias nos jogos que lhe faltam - Guimarães, Leiria e Setúbal - chegam para sorrir. É que basta que Olhanense e Setúbal somem mais dois pontos para ficarem a salvo.

Além dos oito pontos de atraso, o Belenenses está, também, em desvantagem nos confrontos directos com o Leixões (0-0 fora e derrota por 1-3 em casa), mas em vantagem com o Olhanense (0-0 no Restelo e 1-3 fora). Quanto ao Setúbal, houve um nulo na primeira volta, faltando o jogo entre ambos na última jornada. Cujo desfecho pode já nada importar.

Já a planear para jogar na Vitalis

A redução das possibilidades matemáticas do Belenenses em se manter na Liga Sagres acentuou um planeamento da nova época virado para o escalão secundário, repetindo-se o que aconteceu esta época, até o clube do Restelo ficar com a vaga do Estrela da Amadora. A hipótese de um novo caso de "secretaria" é a derradeira esperança no Restelo, mínima se a equipa não passar o Leixões.

Números do drama

O Belenenses só tem duas vitórias no campeonato: uma em casa frente à Naval e uma fora, em Olhão.


A equipa do Restelo tem o pior ataque da prova: apenas 16 golos marcados.

Em termos defensivos, o Belenenses não é o pior conjunto, tendo consentido 39 golos. Fora de portas, aliás, tem das melhores defesas, com 13 tentos sofridos. Mas em casa levou os restantes 26.

Os três empates seguidos nas últimas três jornadas são a melhor sequência da época.

17 abril 2010

Mano e Yontcha voltam a ser opção




O defesa Mano e o avançado Yontcha estão de regresso à convocatória do Belenenses para a recepção de domingo ao Rio Ave, a contar para a 27.ª jornada da Liga.

O lateral-direito falhou o último encontro, frente ao Marítimo (3-3), por castigo, enquanto o ponta-de-lança camaronês não marcou presença nas duas últimas jornadas, por opção de António Conceição.

De fora fica o médio Pelé, a cumprir o primeiro de dois jogos de castigo motivados pela expulsão nos Barreiros, bem como Nélson, Rodrigo Arroz e Azeez, todos por impedimento físico.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Bruno Vale e Assis;

Defesas: Mano, Devic, Marcos António, Mustafa, Miguelito e Tiago Gomes;

Médios: Cândido Costa, Gabriel Gómez, Barge, Fajardo, Celestino, José Pedro e André Almeida;

Avançados: Yontcha, Fredy, Lima, Romário e Dani.

15 abril 2010

Árbitro




Nome Completo: Hugo Rodrigues Pacheco

Data de Nascimento: 25/03/1977 (33 anos)

Profissão: Director comercial

Associação: A F Porto

Marco Paulo: «Equipa mais forte»



NOVO DIRETOR-DESPORTIVO JÁ ASSUMIU FUNÇÕES E TRAÇOU OBJETIVOS

O novo diretor-desportivo do Belenenses, Marco Paulo, já assumiu funções. Tal como Record noticiou em exclusivo na edição da passada sexta-feira, o antigo jogador do clube, de 36 anos, é o novo responsável pelo futebol dos azuis e já começou a trabalhar no Restelo.

"A conjuntura não é a ideal, mas o objetivo é preparar a próxima época e trabalhar para que o Belenenses seja mais forte e melhor", afirmou Marco Paulo no seu primeiro dia nas novas funções.

Quanto à equipa atual às ordens de Toni, Marco Paulo reconheceu que a situação no campeonato é muito complicada. "A manutenção não é impossível, mas é uma tarefa bastante complicada", admitiu, abordando desde já o futuro imediato. "Jogue na Liga ou na Honra, o Belenenses terá de ter uma boa equipa, competitiva. A qualidade terá de ester sempre presente, embora possa haver algumas nuances", referiu. Já sobre os jogadores em fim de contrato e o treinador - que também fica livre no final da época -, o diretor-desportivo preferiu não comentar, pois tem de "conhecer o funcionamento do clube."

Primeiro dia

Marco Paulo chegou cedo ao Restelo. Antes do treino, que estava marcado para as 10.30, foi apresentado pelo presidente Viana de Carvalho ao plantel, equipa técnica e staff como o novo patrão do futebol.

A sua apresentação atrasou o início do treino em 10 minutos. O diretor-desportivo só subiu ao relvado uma hora depois, acompanhou o final da sessão e esperou pela saída dos atletas, cumprimentando alguns dos seus antigos colegas como, por exemplo, Zé Pedro e Celestino

Belenenses vence Instituto D. João V (4-3)



AZUIS DEFRONTAM BENFICA NA FINAL DA TAÇA DE PORTUGAL
O Belenenses vai defrontar o Benfica na final da Taça de Portugal depois de ter vencido esta quinta-feira o Instituto D. João V por 4-3.

Ao intervalo, a equipa de Belém já vencia por 2-1 e entrou muito forte na segunda parte, fazendo mais dois golos que praticamente acabaram com as esperanças do Instituto que, ainda assim, não desistiu. Perto do final, com 2 golos, ainda colocou alguma pressão na turma do Restelo.

Marcadores: 1-0 Paulo Henrique (8'), 1-1 Nino (9'), 2-1 Paulino (11'), 3-1 Marcelinho (29') e 4-1 Bibi (30'), 4-2 Pimpolho (34' gp), 4-3 Tukinha (36').

MARCO PAULO DIA 1


Marco Paulo, de 36 anos, teve ontem o seu primeiro dia de trabalho como novo director-desportivo do Belenenses. O ex-jogador do clube, que representava esta época o Mafra, já se reuniu com o técnico Toni e apresentou-se ao plantel. Alguns abraços, muitos votos de felicidades, e estava resolvida a questão da formalização do mais recente "reforço" para o futebol profissional.

Marco Paulo vai ter um período de adaptação onde irá contactar com situações pendentes e inteirar-se dos vários dossiês. "Quero conhecer melhor o funcionamento interno e ver quais os pontos que têm ser mudados. A nível desportivo, o cenário não é o ideal, mas existe vontade da Direcção para o clube ser melhor", assegurou o novo dirigente, que prometeu "muito empenho e dedicação". Quanto ao planeamento, Marco Paulo foi claro. "Independentemente de a equipa se manter na Liga Sagres, tem de ser sempre competitiva, e a qualidade tem de estar sempre presente", disse.

Final da Taça será entre candidatos

FUTSAL

Nas últimas épocas, a disputa de títulos tem passado invariavelmente por Benfica e Belenenses. Nas duas derradeiras temporadas foram os finalistas do campeonato nacional e a última Taça de Portugal teve águias e azuis como protagonistas. Nestes duelos, a equipa da Luz tem sido mais feliz e já derrotou o Belenenses na final da Supertaça no ano passado. Nos dois jogos do campeonato, registaram-se dois empates e agora, Alípio Matos e André Lima, que se cruzaram no Benfica, voltam a encontrar-se em mais uma final da Taça de Portugal, uma vez que as duas formações venceram os adversários das meias-finais.

Depois de um inesperado empate em casa (2-2), o Benfica goleou o Boticas, em Vila Real, por 5-1. Os campeões nacionais até estiveram em desvantagem, mas deram a volta ao marcador, em mais um "teste" positivo antes da fase final da UEFA Futsal Cup, um dos objectivos desta temporada.

No Restelo, o Belenenses entrou com quatro golos de vantagem sobre o Instituto D. João V, que veio a Lisboa com algumas baixas. Com o pensamento na partida de domingo, onde defenderá a liderança no reduto do Sporting, o Belenenses confirmou a passagem à final com mais um triunfo inequívoco, desta feita por 4-3.

14 abril 2010

Marco Paulo planeia época


A oficialização de Marco Paulo como novo director-desportivo do Belenenses continua pendente, muito embora o ex-atleta do clube já esteja a planear a temporada 2010/11. Ao que O JOGO apurou, Marco Paulo e a SAD ainda não rubricaram o acordo entre as partes, e tal só deverá acontecer nas próximas horas, altura em que o futuro responsável belenense começará a trabalhar de forma concreta e oficial.

A incerta situação do futebol profissional - embora tudo aponte para a descida - está a ser um entrave para algumas decisões importantes. Questões como a continuidade ou não de Toni - que, como O JOGO já adiantou, deverá ser convidado a discutir uma renovação por duas épocas - e o prolongamento de alguns contratos com jogadores dependem da manutenção da equipa no escalão principal. Frente ao Rio Ave, na próxima jornada, apenas a vitória interessa ao clube do Restelo, e mesmo essa não mais será que um balão de oxigénio numa missão cada vez mais complicada.



" Cláusula de opção não deixa dúvidas Pode nem ser o desejo do avançado, mas se a Direcção entender que é para manter... não tem como escapar Lima é caso bem diferente
YONTCHA já fez constar que não pretende continuar no Belenenses caso se confirme a queda na Liga de Honra, mas os dados recolhidos por A BOLA apontam no sentido de que se a Administração quiser mantê-lo por mais uma temporada o avançado camaronês não terá grande alternativa. A cláusula de opção prevista no contrato é clara, a permanência do número 9 está apenas dependente do desejo dos dirigentes. Ainda não é certo que seja essa a vontade da SAD, é preciso frisar este aspecto, até porque ela muito dependerá a opinião do treinador que orientará a equipa na próxima época. Enquanto não for escolhido o próximo timoneiro, nada será decidido, mas se Yontcha for desejado... ficará no Restelo.
Diferente é o caso de Lima. O atacante brasileiro tem sido a grande figura da equipa, terá por certo muitos interessados nos seus serviços e neste processo o Belenenses tem de enfrentar forte conconcorrência. Ainda nada está certo, mas existe em Belém a convicção de que será muito complicado manter o melhor marcador da equipa para a próxima temporada


Marco Paulo inicia funçoes

O novo director desportivo do Belenenses iniciou funções esta quarta-feira, tendo assistido ao treino da equipa “azul”, no Restelo.

Marco Paulo apresentou-se à equipa técnica liderada por António Conceição e aos jogadores antes do início do apronto, que visou a preparação do jogo com o Rio Ave, marcado para domingo.

O novo director desportivo esteve depois no relvado, na companhia de Tuck, coordenador do gabinete de prospecção, onde assistiu à sessão de trabalho.

13 abril 2010

Marco Paulo começa hoje





Dia um para Marco Paulo. O novo director desportivo do Belenenses começa hoje a preparar o futuro no Restelo. Depois do ponto final na carreira de jogador - no domingo despediu-se do plantel do Mafra, último clube onde jogou, oferecendo um jantar aos antigos colegas de equipa -, o mais recente dirigente prepara-se para abraçar um novo projecto, desta vez fora dos relvados.

Apesar de ainda não estar oficializado pela Administração dos azuis, o novo dirigente já começou a inteirar-se de vários processos. A missão, essa, afigura-se de elevado grau de dificuldade, dadas as muitas tarefas em mãos numa altura em que o Belenenses se prepara para descer de divisão. Será, de resto, sobre o novo dirigente que vão recair muitas das decisões relativas à construção do plantel para a próxima época.

ALIPÍO MATOS QUER REPETIR FINAL DA TAÇA



Azuis defrontam amanhã Instituto D. João V, no Restelo, na segunda mão das meias-finais Treinador confia na vantagem de quatro golos
A três jornadas do final do campeonato, o Belenenses soma 19 vitórias e quatro empates. A derrota ainda não fez parte das contas dos azuis do Restelo este ano e, para se encontrar o último desaire, tem de se recuar a 6 de Setembro de 2009, quando, em Portimão, o Benfica venceu o Belenenses por 1-0 na Supertaça.
Foi também com os encarnados que o Belenenses perdeu a final da Taça de Portugal na última época, por 1-4. Um cenário que o treinador Alípio Matos quer repetir, embora com outro desfecho. A última eliminatória da competição está a quarenta minutos de distância. Depois de ter vencido o Instituto D. João V, por 4-0, na primeira mão, o Belenenses recebe amanhã, no Restelo, a equipa do Louriçal.
«Estamos com um avanço confortável na eliminatória, que nos permite alguma margem de erro. Mas isso não invalida que possamos entrar mais uma vez com o pensamento na vitória para atingir novamente a final. É esse o objectivo da nossa equipa», diz Alípio Matos.
Com uma invencibilidade que já dura há 28 jogos, o Belenenses tem sido, até ao momento, a equipa mais regular. Por tudo isso, o sonho de ser campeão está cada vez mais próximo e o treinador não tem dúvidas que a equipa já merece títulos:
«Temos legitimidade para pensar que podemos ficar em primeiro. É isso que nos tem faltado nos anos anteriores, porque acabar a fase regular na liderança tem sido determinante para se encontrar o campeão. Temos sido a melhor equipa, dada a regularidade, e os jogadores já têm mentalidade vencedora. Aperceberam-se da qualidade que têm e isso tem feito a diferença.»

RUGBY SPORT TV TRANSMITE DIREITO-BELENENSES

De acordo com a Federação Portuguesa de Rugby está certa a transmissão em directo na Sport TV de um dos jogos das meias-finais do Campeonato Super Bock, tendo ditado o sorteio, ontem realizado na sede da FPR, o embate entre o GD Direito e o Belenenses, a ter lugar em Monsanto e com início para às 16 horas do próximo sábado.
Fica assim fora das honras televisivas a outra meia, que vai colocar frente a frente as equipas de Agronomia e do CDUL. Os respectivos vencedores irão encontrar-se na final.

12 abril 2010

Futsal



BELENENSES-Instituto D.João V

Taça de Portugal, Meias-finais, 2ª Mão
Pav. Acácio Rosa, Quarta-feira 14/04/2010, 20:30

Bruno Vale critica árbitro: «Segundo golo não aconteceu»


O guarda-redes do Belenenses, Bruno Vale, em declarações após o jogo com o Marítimo. O guardião cometeu um erro que deu origem ao segundo golo madeirense, depis de já ter errado no primeiro. Ainda assim, Bruno Vale diz que o segundo golo do Marítimo não é válido:

«Mantenho aquilo que disse ao treinador. A bola não entrou, por isso o segundo golo do Marítimo não aconteceu. Há dias assim. As coisas não correram bem. Tentámos fazer tudo mas nem sempre se é feliz. Já antes do jogo sabíamos que iria ser difícil ficar na I Liga. Mas vamos continuar a lutar e manter a atitude até ao final da prova.

«Acho injusto este empate pelo que fizemos e pelos erros da arbitragem. Não falo só do segundo golo, falo também no terceiro em que a bola saiu, mas pronto. Considero que a arbitragem teve influência. Completamente! Falo também no lance da grande penalidade que não existe. Mas vamos tentar vencer já o próximo jogo.»

Toni: «Vamos lutar até ao fim»



TÉCNICO ABORRECIDO POR EQUIPA NÃO CONSERVAR VANTAGEM

Depois do empate (3-3) frente ao Marítimo, Toni admitiu que, com este resultado, "o objetivo da equipa ficou ainda mais difícil", ao ver fugir o Leixões e as equipas que estão acima da "linha de água" na tabela classificativa.

"No entanto, a equipa vai lutar até ao fim, tentando dignificar ao máximo este clube", garantiu.

O treinador do Belenenses mostrou-se aborrecido "pelo facto de a equipa ter estado duas vezes em situação de vantagem e ter permitido a reviravolta" e ainda "ter falhado o 4-3 na última jogada do desafio".

"Uma equipa que marca três golos fora merece mais", disse, ao mesmo tempo que afirmou ter "dúvidas" sobre a grande penalidade contra a sua equipa que o Marítimo desperdiçou e sobre a validade do segundo golo madeirense


Bruno Vale: «Segundo golo não aconteceu»
DEFENDE QUE A BOLA NÃO ENTROU


Bruno Vale teve uma tarde má frente este domingo no Estádio dos Barreiros, com responsabilidades nos dois primeiros golos do Marítimo. No entanto, o guarda-redes do Belenenses critica o árbitro André Gralha, nomeadamente no lance do segundo golo dos insulares que, defende, não existiu.

"A bola não entrou. Por isso, o segundo golo do Marítimo não aconteceu", assegurou Bruno Vale, argumentando ainda que no terceiro tento dos maritimistas "a bola saiu" e que "a grande penalidade não existe. "A arbitragem teve influência", frisou, acrescentando: "Há dias assim. As coisas nâo correram bem. Tentámos tudo, mas nem sempre se é feliz. Já sabíamos que iria ser difícil ficar na Liga, mas vamos continuar a lutar até ao fim".

Devic acabou com a loucura



Num jogo de necessitados - embora por causas distintas -, Marítimo e Belenenses protagonizaram um jogo de loucos, com muitos golos, frangos e lances de indisciplina numa só tarde. A fase inicial foi completamente electrizante, mas faltaram baterias de longa duração. Com esquemas tácticos diferentes, após a vintena de minutos ambos os conjuntos deixaram de parte a razão e optaram por jogar com o coração, em busca dos almejados pontos.

Mesmo com golos, a partida teve fraca qualidade técnica no primeiro período. Para a etapa complementar, Van der Gaag recuou Roberto Sousa para o lado direito da defesa e adiantou Paulo Jorge. A ideia do treinador holandês era dar mais profundidade ao ataque.

Num momento de infelicidade de Bruno Vale, com um gesto técnico imperfeito, o Marítimo empatou e abriu as portas a outro desfecho. O golo trouxe outra ousadia aos madeirenses e obrigou o conjunto de Toni a uma maior contenção.

A loucura voltaria nos últimos fogachos. Depois de Paulo Jorge não bater Bruno Vale num penálti, o Marítimo chegou à vantagem num grande golo de Taka. O derradeiro suspiro, contudo, pertenceu a Devic, que assim não deixou desaparecer a esperança da permanência. E Lima até poderia ter completado o dissabor, mas o desfecho aceita-se. Com este resultado, os verde-rubros quase disseram adeus à Liga Europa.

Belenenses irá resistir?



RUGBY
Tal como na temporada anterior, Agronomia confirmou o favoritismo e bateu o CDUL, sendo a equipa que está mais perto da final. No próximo fim-de-semana, o Direito-Belenenses promete mais emoções, pois os azuis jogam fora mas estão em vantagem.

«Era injusto perdemos o jogo» – António Conceição




O técnico do Belenenses realçou que seria «injusto» perderem o jogo frente ao Marítimo (3-3), no qual marcaram o golo do empate nos descontos. António Conceição admitiu ainda que a infelicidade do guarda-redes Bruno Vale, no lance do segundo tento, acabou por não permitir outro resultado

«Tivemos em vantagem no marcador. Fizemos uma boa primeira parte e colocámos em campo a estratégia que tínhamos definido. Ganhamos vantagem mas depois consentimos um golo com alguma infelicidade do nosso guarda-redes. Esse é o momento do jogo para mim», referiu António Conceição, em conferência de imprensa.

O técnico do Belenenses reconheceu que esse lance afectou a sua equipa: «A partir daí perdemos a organização que tínhamos, a posse de bola e permitiu ao Marítimo equilibrar a situação e chegar ao golo. Mas era injusto perdemos o jogo. Aliás, nos instantes finais tivemos uma grande oportunidade por Lima e podíamos ter feito o 4-3.

Devic garante empate do Belenenses nos descontos
O jogo entre o Marítimo e o Belenenses foi recheado de golos (3-3) e com alterações no marcador até aos segundos finais da partida, relativa à 26.ª jornada. A equipa do Restelo continua a sonhar com a manutenção.

O Belenenses logo no minuto inicial inaugurou o marcador. Cândido Costa cruzou para Miguelito, que ficou isolado e marcou. Aos 10 minutos o Marítimo chegou ao empate por Rafael Miranda, após um livre de Bruno.

O jogo continuava com um ritmo elevado e aos 19 minutos a equipa do Restelo ganhou novamente vantagem. Depois de um canto, o avançado Lima, de cabeça, colocou a sua equipa a novamente a vencer.

Na etapa complementar, aos 55 minutos, o Marítimo empatou a partida por Djalma, num lance em que o guarda-redes Bruno Alves não ficou isento de culpas.

Aos 73 minutos o árbitro assinalou uma grande penalidade contra o Belenenses, após falta de Marco António sobre Djalma. Só que Paulo Jorge acabou por falhar o castigo máximo. A equipa de Belém passou a jogar com 10 unidades, após a expulsão de Pelé, por protestos.

Aos 84 minutos, o Marítimo passou pela primeira vez para a frente do marcador, após o golo de Taka. Só que quando todos pensavam que o vencedor do jogo estava encontrado o Belenenses acabou por empatar. Após uma jogada de insistência, Devic, que apontou o golo 500 da Liga, estabeleceu o resultado final.

No entanto, o Belenenses até podia ter vencido o jogo, isto porque na derradeira oportunidade Lima surgiu isolado, mas acabou por rematar ao lado

10 abril 2010

CONVOCADOS PARA A MADEIRA


Fajardo de volta, Yontcha de fora



O regresso de Fajardo e a ausência de Yontcha são as notas de maior destaque na lista de convocados hoje divulgada por António Conceição, treinador do Belenenses, para o jogo com o Marítimo.

Depois de ausente na partida com o P. Ferreira, Fajardo, reforço de inverno, volta a fazer parte das opções do técnico, enquanto Yontcha e Beto, lesionados, continuam de fora. Mano, castigado, também é baixa nos azuis.

Eis a lista de convocados:
Guarda-redes: Bruno Vale e Assis
Defesas: Devic, Marcos António, Mustafa, Miguelito, Tiago Gomes e Pelé
Médios: Gabriel Gómez, Barge, Cândido Costa, André Almeida, Celestino e Zé Pedro
Avançados: Fredy, Lima e Romário e Fajardo.

Belenenses goleia Fundação Jorge Antunes (6-2)



O Belenenses impôs-se esta tarde categoricamente à equipa da Fundação Jorge Antunes (6-2) e mantém-se isolado na liderança do campeonato de Futsal

Belenenses goleia Fundação



CÔCO E MARCELINHO EM DESTAQUE NO 6-2

O líder Belenenses goleou na tarde deste sábado a Fundação Jorge Antunes por 6-2, no jogo que inaugurou a jornada 23 do nacional de futsal.

Depois de uma primeira parte na qual sentiram dificuldades em contornar a estratégia adversária, tendo chegado ao intervalo a vencer por 1-0, graças ao golo de Pedro Cary, os azuis do Restelo reentraram em campo e encontraram o caminho das redes por mais cinco vezes.

Apesar de ter feito dois golos, por Miguel Almeida e Eskerda, a Fundação nunca conseguiu colocar em causa a vitória do Belenenses, que teve Marcelinho e Côco (bisaram ambos) em plano de destaque - o outro golo foi marcado por Paulo Henrique.

Belenenses vence Direito no 1.º jogo das "meias"



CAMPEÕES NACIONAIS INICIAM DEFESA DO TÍTULO COM PÉ ESQUERDO

O Belenenses bateu o Direito por 11-9 em jogo da primeira mão das meias-finais do Nacional de Râguebi. Os azuis, terceiros na fase regular, entram assim da melhor maneira batendo o pé ao campeão nacional em título.

O Direito, segundo classificado da época regular, volta a defrontar o rival de hoje no próximo dia 17 de abril, em casa.

O outro jogo das meias-finais joga-se no próximo dia 11 de abril, entre o CDUL (4.º) e a Agronomia (1.º). A segunda mão está marcada para dia 18 de abril.

TIAGO GOMES ASSUSTA NO TREINO


Tiago Gomes, lateral-esquerdo do Belenenses, saiu ontem do treino mais cedo devido a um traumatismo no pé direito, tendo efectuado posteriormente um raio X, dado que havia suspeitas de fractura de um dos metatarsos. O exame não revelou tal receio. Assim, Tiago estará disponível para a deslocação de domingo ao reduto do Marítimo. Noutro plano, o ex-futebolista Marco Paulo foi abordado para assumir o cargo de director-desportivo. Embora faltem alguns detalhes, deverá rubricar contrato nos próximos dias.

MARCO PAULO EM BREVE





- " Antigo jogador será o novo director desportivo Presidente Viana de Carvalho quer começar a preparar atempadamente a próxima época
MARCO PAULO, médio de 36 anos que há dias terminou a carreira de jogador ao serviço do Mafra, representou o Belenenses de 2001 a 2005 (tendo jogado com Baltasar, actual adjunto de António Conceição) e será o próximo director desportivo do clube do Restelo.
Um lugar para o qual a Administração de Viana de Carvalho procurava a pessoa ideal há já algum tempo: jovem, com experiência de balneário, antigo jogador do clube que conheça a casa e sua massa associativa.
Marco Paulo enquadra-se no perfil traçado, ainda que esta seja a sua primeira experiência nas funções de director.
O presidente Viana de Carvalho apenas confirma que o nome do antigo médio está muito bem colocado em cima da mesa, sendo este um dossier a ser resolvido o quanto antes.
«Muito em breve terão novidades. Queremos ter o director desportivo a trabalhar connosco o quanto antes. A ideia é começar, desde já, a trabalhar para que a próxima temporada seja acautelada desde logo», comentou, apenas, o líder dos azuis, deixando antever apresentação oficial para muito breve.
Marco Paulo rejeita, para já, comentários acerca do Belenenses, dado ainda faltar o preto no branco.

Tiago Gomes assustou
No final do treino de ontem, o lateral-esquerdo Tiago Gomes queixou-se do pé direito. O defesa ainda tentou voltar ao treino de conjunto mas abandonou o relvado em esforço. No final do dia realizou um raio-X, exame que despistou fractura ou problema de maior. Hoje já deve treinar-se.

- " FUTSAL: Todos convocados para nova final



Alípio Matos tem todo o plantel à disposição e resolveu não deixar ninguém de fora
Na máxima força. É assim que o líder Belenenses vai apresentar-se hoje, na recepção à Fundação Jorge Antunes.
Sem qualquer baixa, o treinador Alípio Matos decidiu chamar os 13 jogadores que constituem o plantel dos azuis do Restelo. Ainda assim, um dos três guarda-redes chamados ficará na bancada, sendo que Marcos Affini tem lugar garantido no cinco inicial.
Depois do empate a três bolas na 1.ª volta do campeonato, o Belenenses goleou a Fundação (9-1) nos quartos-de-final da Taça de Portugal e, assumindo o favoritismo, vão em busca de novo triunfo.
Com cerca de 600 bilhetes já vendidos ontem, é expectável que o Pavilhão Acácio Rosa receba hoje perto do milhar de espectadores. Os bilhetes custam cinco euros para sócios, diminuindo o valor para metade no caso dos sócios.

09 abril 2010

JORNADA 26-Arbitragem






Nome Completo: André Miguel Furtado Alves Gralha

Data de Nascimento: 06/05/1976 (33 anos)

Profissão: Empregado de armazém

Associação: A F Santarém

"DA ULTIMA VITÓRIA NA MADEIRA JÁ SÓ HÁ DOIS"



Apenas os capitães José Pedro e Cândido Costa sabem o que é vencer o Marítimo, na Madeira, pelo Belenenses. O último triunfo dos azuis na Pérola do Atlântico foi em 2006/07, por 4-1, com dois golos de José Pedro. Os restantes foram apontados por Eliseu (Málaga) e Silas (Leiria). Esta temporada o camisola 11 tem perdido espaço e tudo leva a crer que volte a ficar de fora do onze no domingo. Um jogo de capital importância para a formação do Restelo, que tenta o tudo por tudo na luta pela manutenção. Só o triunfo interessa... tudo o resto será caminho para a Vitalis.

FABIO MARQUES COM ENTORSE



Médio defensivo fez ressonância ao joelho esquerdo; ontem não se treinou
Fábio Marques, médio defensivo que já jogou a defesa-central na Liga Intercalar, não se treinou ontem depois de na véspera ter abandonado a sessão mais cedo. Uma ligeira entorse no joelho esquerdo é a causa da limitação, tendo o jogador realizado ontem uma ressonância. Seja qual for o resultado do exame, é crível que não entre na convocatória do treinador António Conceição para a deslocação ao terreno do Marítimo, desafio em que a equipa voltará a estar sobre brasas.

"FUTSAL- Nuno Vieira: «Sentimos que podemos ganhar tudo esta época»






O ala do Belenenses vai defrontar a equipa onde mais anos jogou e espera ganhar para manter os cinco pontos de vantagem para o Sporting
O Belenenses vai defrontar a Fundação, equipa que o Nuno Vieira bem conhece e que derrotou para a Taça (9-1). Esse resultado pode ser o espelho do jogo de amanhã?
— Não. Sinceramente estou à espera de muitas dificuldades. A Fundação estará mais precavida e vem ao Restelo para nos complicar a vida. Certo é que queremos ganhar para continuarmos com uma boa vantagem.
— Tem feito muitas assistências para golo. Este é o melhor período que atravessa ?
— Sim. Estou muito motivado, estou a jogar mais tempo e os encontros têm corrido bem. Com confiança é normal que aumente a produtividade.
— Mas os golos não aparecem...

RUGBY: Cautelas e 'fair play' no caminho para o título







BELENENSES e direito começam, amanhã, a partir das 14 horas, no Restelo a disputa pelo título de campeão nacional de râguebi. Ontem, um hotel em Carcavelos serviu de cenário para o lançamento das meias-finais.
Trajados a rigor apresentaram-se os quatro capitães das equipas envolvidas na discussão do título — Belenenses, Direito, CDUL e Agronomia — acompanhados pelos respectivos treinadores que encaram com cautelas estas meias-finais. Frederico Sousa (Direito) entra em campo, sábado, com a responsabilidade acrescida de encetar a defesa do troféu: «Estamos preparados, mas entramos no jogo com as mesmas oportunidades que os outros. O encontro com o Belenenses vai ser difícil para nós, porque é um equipa que fez um grande investimento, tem muitos jogadores internacionais portugueses e estrangeiros que estão habituados a jogar a este nível, que gostam desta dinâmica. Final? É o próximo jogo, não tenho preferências», explicou o técnico dos campeões nacionais para quem as ausências dos internacionais é um problema: «Prejudica-nos, não temos tempo para consolidar o sistema de jogo.»
Optimista, apesar das dúvidas sobre Diogo Mateus, Marcos Zalaveta e Sebastião Cunha, revelou-se o técnico do Belenenses. «As expectativas eram primeiro chegar a esta fase final e agora ser campeão nacional. Temos qualidade para isso. Já perdemos e já ganhámos a qualquer uma destas equipas, portanto, tudo pode acontecer. O Direito é um óptimo adversário e serão por certo dois jogos de grande qualidade», avaliou Francisco Borges, treinador da equipa do Restelo. «O Direito é campeão, tem muitos jogadores na Selecção Nacional é forte, mas temos as nossas armas», avisou.
Greg Sandland ouviu e seguiu a mesma bitola, quando avaliou o jogo que em que o CDUL terá de enfrentar a Agronomia, que ainda não conseguiu vencer: «Será uma boa altura para o fazer», exclamou o treinador neozelandês. «Sinto que estamos mais fortes do que no ano passado, a maioria dos atletas é jovem e isto é um investimento no futuro e não nos resultados. A época não será decidida aqui». Ricardo Sequeira, técnico do Agronomia, não está convencido que será desta que o CDUL vai bater os seus atletas e para já quer pensar jogo a jogo. «Um dia vai acontecer, mas não agora. O que podemos fazer é ganhar o próximo jogo. O que prefiro? Prefiro ter todos os jogadores aptos!»

MARCO PAULO É O NOVO DIRECTOR DESPORTIVO


- " ESCOLHA RECAIU SOBRE EX-JOGADOR DO CLUBE
Marco Paulo, ex-jogador do Belenenses, Estrela da Amadora e Paços de Ferreira, entre outros, é o novo diretor-desportivo dos azuis. O médio, que esta época estava a atuar no Mafra, na 2.ª Divisão Zona Centro, fez no sábado o último jogo pela equipa, frente ao Pampilhosa, anunciando o adeus aos relvados no final do encontro. Seguem-se agora novas funções no futebol dos azuis, mas desta feita no gabinete.
A escolha do médio encaixa no perfil traçado pelos responsáveis que pretendiam para esta função um ex-jogador da casa. Marco Paulo esteve quatro épocas no Restelo, onde jogou ao lado de Tuck (atual secretário técnico e responsável pela prospeção), Zé Pedro e Fajardo.

Antigos atletas
Com a entrada de Marco Paulo para o cargo de diretor-desportivo do clube do Restelo, a estrutura do futebol belenense integra agora oito antigos jogadores do emblema da Cruz de Cristo. Assim, além do novo reforço, o futebol profissional conta ainda com Tuck (com os cargos referidos atrás), enquanto a equipa técnica liderada por Toni integra o ex-médio Baltasar e o ex-defesa Murça, que é o treinador de guarda-redes. A formação de juniores é comandada por outro ex-jogador belenense, Rui Jorge, que tem como adjunto o antigo avançado Romeu (também o treinador dos iniciados). Nos juvenis, o ex-capitão e central Filgueira é o responsável técnico, contando com a colaboração de Luís Ferreira, treinador dos guarda-redes do escalão.

07 abril 2010

Lima ainda não respondeu



AVANÇADO PODE FICAR SE O CLUBE CONTINUA NA 1.ª LIGA

A do Belenenses espera conseguir convencer o avançado Lima a continuar no Restelo. A cláusula de opção é acessível ao clube e vai ser acionada, faltando depois convencer o brasileiro a renovar contrato.

Segundo apurámos, Lima ainda não respondeu ao convite e deve apenas aguardar a classificação definida para conversar com a direção do clube. Ou seja, se o Belenenses não descer, aumentam as probabilidades de o brasileiro responder afirmativamente.

Ordenados em atraso

Entretanto, a crise no Restelo não deriva apenas dos fracos resultados desportivos. O mau ambiente deriva do facto de a direção ter pago os ordenados ao plantel mas ter esquecido os restantes funcionários, embora nenhum o afirme abertamente.

Confrontado com a situação, Viana de Carvalho, presidente do clube, explicou: "Não é verdade que ainda não receberam nenhum ordenado em 2010. Há, de facto, um mês em atraso aos funcionários, o resto é exagero."

Gómez e Yontcha treinam sem limitações


JOGADORES LESIONARAM-SE ONTEM
Depois de terem saído dos trabalhos de ontem com gelo no joelho, o médio Gómez e o avançado Yontcha treinaram esta quarta-feira sem qualquer limitação.

Também no treino desta manhã do Belenenses - que prepara o jogo de domingo com o Marítimo, no Restelo (16 horas) -, o defesa Fábio saiu mais cedo depois de sofrer um toque sem gravidade

TONI PARA DUAS ÉPOCAS


O futuro treinador do Belenenses poderá vir a ser... Toni. Numa altura em que a descida de escalão é um dado praticamente adquirido, a SAD belenense está já a programar a restruturação do plantel profissional e, nesse sentido, há a intenção de fazer uma proposta de renovação a Toni, válida por duas temporadas. Ao que O JOGO apurou, o Belenenses ainda não avançou com uma abordagem concreta, mas tal deve acontecer nos próximos dias, com a definição de vários detalhes. Certo é que Toni, para continuar no Restelo, pretenderá melhores argumentos para tentar a subida de escalão e isso passará necessariamente por uma reorganização da estrutura do futebol profissional.

Ontem, Gómez e Yontcha saíram do treino com queixas, mas as lesões não devem ter gravidade. Noutro plano, refira-se que os funcionários do clube estão com salários em atraso, aguardando que a situação seja regularizada em breve pela Direcção